quarta-feira, 27 de outubro de 2010

GLOSSÁRIOS DA WEB




Caríssimos,é muito importante conhecer o vocabulário que faz parte da cibercultura.

CIBERCULTURA
Pode-se entender por Cibercultura a forma sociocultural que advém de uma relação de trocas entre a sociedade, a cultura e as novas tecnologias de base micro-eletrônicas surgidas na década de 70, graças à convergência das telecomunicações com a informática. A cibercultura é um termo utilizado na definição dos agenciamentos sociais das comunidades no espaço eletrônico virtual. Estas comunidades estão ampliando e popularizando a utilização da Internet e outras tecnologias de comunicação, possibilitando assim maior aproximação entre as pessoas de todo o mundo. Este termo se relaciona diretamente com à dinâmica Política, Antropo-social, Econômica e Filosófica dos indivíduos conectados em rede, bem como a tentativa de englobar os desdobramentos que este comportamento requisita. A Cibercultura não deve ser entendida como uma cultura pilotada pela tecnologia. Na verdade, o que há na era da cibercultura é o estabelecimento de uma relação íntima entre as novas formas sociais surgidas na década de 60 (a sociedade pós-moderna)e as novas tecnologias digitais. Ou seja, a Cibercultura é a cultura contemporânea fortemente marcada pelas tecnologias digitais. Ela é o que se vive hoje. Home banking, cartões inteligentes, voto eletrônico, pages, palms, imposto de renda via rede, inscrições via internet, etc. provam que a Cibercultura está presente na vida cotidiana de cada indivíduo.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Cibercultura

CIBERESPAÇO
“O neologismo pode ter surgido com William Gibson, em seu romance ficcional Neuromancer (1984), descrevendo um sistema, ou ‘lugar’, de ‘representação gráfica dos dados’, ou ‘uma representação das atividades humanas’.”
Denize Dall Bello
“Ciberespaço – uma alucinação conceitual experimentada diariamente por milhões de operadores em cada nação, por crianças sendo ensinados conceitos matemáticos… Uma representação gráfica dos dados abstraídos dos bancos de cada computador no sistema humano. Inconcebível complexidade.”

W.Gibson, (1993, p. 67).
“O ciberespaço, dispositivo de comunicação interativo e comunitário, apresenta-se como um instrumento dessa inteligência coletiva.”
Lévy (1999:29)

“O ciberespaço é o novo meio de comunicação que surge da interconexão mundial dos computadores. O termo especifica não apenas a infra-estrutura material da comunicação digital, mas também o universo oceânico de informações que ela abriga, assim como os seres humanos que navegam e alimentam esse universo.”

Lévy (2000, p. 17)

“Ciberespaço é o conjunto de informações codificadas binariamente que transita em circuitos digitais e redes de transmissão. A partir das intricadas relações estabelecidas nesse sistema, emergem as referências a um ‘espaço informacional’, indicando o caráter teórico que embasa a concepção da espacialidade do ciberespaço.

“A World Wide Web (rede mundial) passou a ser genericamente identificada como ‘o ciberespaço’.”

Suely Fragoso (2000)

HIPERTEXTO
“As origens do hipertexto estão vinculadas ao nome de alguns cientistas americanos- matemáticos, engenheiros – que desenvolviam suas pesquisas no campo da tecnologia informacional no período que se seguiu à II Guerra Mundial, (Vannevar Bush, Theodore Nelson e Douglas Engerlbart), pioneiros empenhados na solução do problema da sobrecarga da informação, ocasionada pela explosão da pesquisa durante os anos da guerra. T. Nelson então dá início ao projeto Xanadu, cujo sistema permitia a interconexão entre todos os documentos registrados.O neologismo hipertexto criado por ele significava, então, uma forma de os leitores organizarem os materiais poliseqüencialmente”.

“Hoje ciberespaço é entendido como um meio informacional que existe online em um computador, cuja estrutura composta de blocos de textos conectados por links eletrônicos, que oferecem diferentes caminhos para os usuários arranjarem as informações de modo não-linear, permitindo a recuperação da informação de forma dinâmica e interativa, então o hipertexto representa mais um capítulo da história da escrita e da história do livro.”

(Denize Dall Bello)

MULTIMÍDIA
“A multimídia é definida como o conjunto de textos, imagens, sons, animações, interações e vídeos. Seu objetivo principal consiste na transmissão de uma mensagem a um determinado público. Devemos ter em mente a estatística de que as pessoas se lembram de 15% do que escutam, 25% do que vêem e 60% daquilo com o que interagem” Vaughan T., 1994 e Wolfman D. E., 1994.

HIPERMÍDIA

“Hipermídia é uma extensão do conceito de hipertexto, visando incluir informação não necessariamente textual, tais como as representações imagéticas, animação, vídeo e som.”

(Suely Fragoso)

“É uma forma de apresentação não-linear e heterogênea de informação, o que a torna mais flexível na representação de conteúdo didático. Na educação sue uso é de fundamental importância dado seu uso cada vez maior na Internet; em breve, a rede mundial de computadores será, possivelmente, o meio mais importante, pelo qual a educação à distância, alcançará professores e alunos, em especial no que se refere à educação continuada de profissionais residentes longe dos grandes centros urbanos.”

(Joni A. Amorim / Carlos Machado / Mauro S. Miskulin / Rosana G. S. Misculin)

Bit- um dígito binário. A menor unidade de medida de transmissão de dados usada na Computação. Oito Bits fazem um Byte.

Byte- conjunto de oito bits. Medida de transmissão de dados usada na Computação.

WWW – World+Wide+Web/ Mundo +Largo +Teia, Rede = Rede Mundial
Internet- (INTERCONNECTION + NET)Interligação+ Rede = rede interligada.



Ciber - elemento de composição proveniente do inglês “cybernetics” (1948- Norbert Wiener), do grego “kubernétés” (piloto, dirigente, a ciência de governar). Prende-se ao verbo grego “kybernéo”, cujo radical é o “kybern”. (dirigir, pilotar)

Ciberespaço - (ciber + espaço), “espaço de navegação”

Ciberespaço – substantivo masculino, do campo da informática, é o espaço virtual constituído por informação que circula nas redes de computadores e telecomunicações. De acordo com o Dicionário da Língua Portuguesa da Porto Editora.

Cibernauta - significa utilizador de um espaço virtual ou de uma rede internacional de telemática. Trata-se de uma palavra composta de ciber (nético) + nauta. (segundo o Dicionário Houaiss)
Cibernauta – (Marinheiro do “espaço de navegação”)

Nauta - do grego ‘naútés’ (marinheiro, marujo)
Neologismo - fenômeno linguístico que consiste na criação de uma palavra ou expressão nova. Muitas vezes constroem-se com auxílio dos mecanismos usuais de produção lexical, como a composição (justaposição, aglutinação, prefixação) e a derivação, geralmente por sufixação. Exemplos: hipertexto, hipermidia, ciberespaço



Cognição - [do lat. Cognitione] conhecimento, percepção, aquisição de um conhecimento. (…)


Reticulado / reticular – que tem forma de rede, retiforme, tramado (…)


http://hipermidiaemultimidia.wordpress.com/2008/08/28/definicao-de-hipermidia-multimidia-e-ciberespaco/

Um comentário:

  1. Desabafo de uma professora de escola pública

    A verdade é que as novas tecnologias digitais não estão disponíveis nas escolas públicas. Muitas estão sucateadas e trancafiadas, longe serem utilizadas como ferramentas pedagógicas. A verdade é lamentável!

    ResponderExcluir